‘Envelhecimento’ do Brasil pode barrar desenvolvimento, diz Bird

5 Maio

06/04/2011 16h24 – Atualizado em 07/04/2011 09h58

População idosa deve chegar a 29,7% do total em 2050.
Países emergentes ‘envelhecem’ mais rápido que os desenvolvidos.

Do G1, em São Paulo

A população idosa brasileira, hoje em 19,6 milhões de pessoas, deve crescer a uma taxa de 3,2% ao ano, chegando a 64 milhões em 2050, ou 29,7% do total, segundo pesquisa do Banco Mundial divulgada nesta quarta-feira (6). Essa perspectiva, de acordo com a instituição, é preocupante, pois poderá barrar o crescimento econômico.

Alcançar o status de alta renda pode ser mais difícil para os países com grande população idosa. Os países desenvolvidos, em geral, primeiro se tornaram ricos e depois envelheceram. O Brasil e outros países em estágio similar de desenvolvimento sócio-econômico estão se tornando mais velhos a uma taxa muito mais veloz”, afirma o Bird.

De acordo com o estudo, a fatia de idosos na população brasileira deve levar 22 anos para passar de 7% a 14% do total. Na França, por exemplo, esse crescimento levou mais de um século para acontecer.

A partir de 2025, o crescimento populacional do Brasil será guiado por aumentos da população mais velha (a população mais jovem começou a declinar no começo de 1990), enquanto que a população em idade ativa – entre 15 e 59 anos – começará a declinar.

Esse envelhecimento, segundo o Bird, deverá afetar desde a seguridade e a assistência de saúde até o planejamento urbano e o mercado de trabalho.

“Assim, soluções terão que ser desenvolvidas de dentro da sociedade brasileira. Certamente, a experiência de outros países precisa ser observada – particularmente as de outros países em desenvolvimento que também experimentam um rápido envelhecimento populacionalmas as soluções planejadas precisam ser coerentes com a história individual do país, com a sua cultura, recursos e valores”, diz.

‘Bônus demográfico’ pode aumentar PIB per capita em 2,5 pontos percentuais
Apesar da preocupação com o rápido envelhecimento da população, o estudo do Bird diz que o Brasil tem uma oportunidade única de tirar proveito dessa situação: o chamado “bônus demográfico”. Segundo o coordenador da Área de Desenvolvimento Humano do Banco Mundial no Brasil, Michele Gragnolati, principal autor do estudo, hoje o Brasil tem mais população economicamente ativa do que dependentes, como idosos ou crianças.

“Até 2020, a força de trabalho será muito maior ao que a população dependente”, afirmou Gragnolati. Ele afirma que o Brasil pode aumentar o PIB per capita em até 2,48 pontos percentuais nos próximos dez anos. “Mas esse enorme dividendo não é automático, e depende de instituições e políticas que transformem as mudanças demográficas em crescimento”, enfatizou.

Gragnolati explicou que, para aproveitar o “bônus demográfico”, é fundamental a criação de novos postos de trabalho formais. “Além de políticas para a criação de empregos, é preciso investir muito em educação”, frisou. “Treinar os idosos também é importante. A população idosa pode continuar a trabalhar e produzir”, complementou.

Prevenção é fundamental para saúde dos idosos, diz autor do estudo
O coordenador do Bird afirmou que também é fundamental investir em políticas de prevenção para a saúde dos idosos, para reduzir os custos com internações e tratamentos médicos. “O desafio na área de saúde é a prevenção. É preciso ajudar os idosos a chegarem à velhice saudáveis”, enfatizou.

Gragnolati não chega a ver problemas no fato de o Brasil estar envelhecendo rapidamente, mas destaca que o país não pode mais ficar parado. “O principal desafio é fazer essas reformas muito mais rápido do que outros países fizeram”, finalizou.

O diretor do banco mundial para o Brasil, Makhtar Diop, disse que o Brasil tem “mais ou menos dez anos para estabelecer e implementar as reformas”. “Não existe uma solução única. Não é possível ter a experiência de Itália, ou França, e aplicar no Brasil, que tem uma história e uma condição específica”, concluiu Diop.

Fonte: http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/04/envelhecimento-do-brasil-pode-barrar-desenvolvimento-diz-bird.html

Comentário:

A partir do conteúdo da aula de hoje (05/05/2011) o grupo realizou uma pesquisa e encontramos esta matéria do site da Globo. Ao ler esse texto, percebemos que o Brasil está se tornando um país “velho” de uma forma muito mai veloz do que os países desenvolvidos, acarretando assim, uma dificuldade na situação econômica no futuro. Por isso, nosso país precisa realizar um planejamento para que se adapte ao envelhecimento da sua população, tanto em questões econômicas, como mercado de trabalho, analisando outros países que também tiveram esse processo de uma forma acelerada, e adaptando as estratégias para a cultura, os valores, e as especificidades do nosso país. Algumas das propostas do coordenador da Área de Desenvolvimento Humano do Banco Mundial no Brasil, Michele Gragnolati, seria uma política de criação de de empregos, investimento em educação, e frisou também a importância do treinamento dos idosos, que podem continuar trabalhando e produzindo. O coordenador do Bird disse que é essencial o investimento nas políticas de prevenção para a saúde dos idosos. Podemos concluir que o Brasil terá que fazer essas reformas mais rapidamento do que os países desenvolvidos, que primeiro enriqueceram e depois tornaram-se países mais velhos, e para isso terá que investir fortemente na população idosa, tanto no seu treinamento, quanto na sua saúde.

Uma resposta to “‘Envelhecimento’ do Brasil pode barrar desenvolvimento, diz Bird”

  1. Caim 8 de Maio de 2011 às 15:30 #

    Equipe, como disse anteriormente em outro comentário. Estou gostando das análises.
    Quero saber quais produtos existem para esse consumidor-referência, pensados exclusivamente para eles.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: