População brasileira segue tendência de envelhecimento, segundo Censo 2010

5 Maio
Luís Bulcão Pinheiro

RIO – A queda da fecundidade e, em menor grau, a queda das taxas de mortalidade do brasileiro fazem a população do país envelhecer, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados divulgados do Censo 2010 mostram que esse processo vem sendo contínuo no Brasil.

Atualmente, 24,1% da população brasileira é menor de 14 anos. Em 1991, a representatividade dessa faixa etária era de 34,7%. Outro fenômeno verificado é o aumento contínuo da representatividade de idosos. Segundo o Censo 2010, 7,4% da população têm mais de 65 anos, contra apenas 4,8% em 1991.

Diferenças regionais

Apesar de ser uma tendência constante no país, existem consideráveis diferenças regionais. A região Norte, onde a fecundidade na década de 1980 era de seis filhos por mulher, ainda registra uma grande representatividade de jovens em sua população – embora a faixa etária de 0 a 30 anos tenha caído de 14,3%, em 1991, para 12,7% em 2000 e, finalmente, para 9,8% em 2010.

Já a população idosa nessa região aumentou de 3% (1991) para 3,6% (2000), até atingir 4,6% (2010). O Nordeste também apresenta elevada população jovem. Assim como o restante do país, se encaminha para o envelhecimento.

as regiões Sul e Sudeste são as que demonstram as maiores taxas de envelhecimento, sendo 8,1% de ambas populações tendo 65 anos ou mais. No Sul, a população menor de 5 anos é de 6,5%, enquanto no Sudeste é de 6,4%. O fenômeno nestas regiões se dá devido à queda na fecundidade já a partir dos anos 1960. O Centro-Oeste apresenta estrutura etária intermediária, próxima à média do país.

Fonte: http://www.jb.com.br/pais/noticias/2011/04/29/populacao-brasileira-segue-tendencia-de-envelhecimento-segundo-censo-2010/

Comentário:

Ao ler esse texto, podemos concluir que o envelhecimento da população brasileira é real, porém há especificidades de acordo com as diversas regiões do Brasil. As regiões Norte e Nordeste ainda apresentam uma população caracterizada como jovem, devido a alta taxa de fecundidade na década de 1980 (seis filhos por mulher). Porém, as regiões Sul e Sudeste são as que apresentam maior população acima de 65 anos, devido à baixa fecunidade já a partir dos anos 1960. E o Centro-Oeste possui uma estrutura intermediária.

Uma resposta to “População brasileira segue tendência de envelhecimento, segundo Censo 2010”

  1. Caim 8 de Maio de 2011 às 15:20 #

    Equipe, achei interessante o artigo e a análise. Queremos esse tipo de aprofundamento no blog. Imaginem agora, como esta informação altera, modifica e transforma a perspectiva do marketing para esse tipo de consumidor. Quais produtos teríamos que adaptar?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: