Questões – Demografia

17 Maio

1) O que caracteriza a janela de oportunidades demográficas?

É o estudo sobre os impactos econômicos da transição demográfica no Brasil. Atualmente, a população brasileira está envelhecendo num ritmo acelerado, mais acelerado do que os países desenvolvidos, devido à queda da taxa de fecundidade e aumento da taxa de longevidade da população.

 2) Quais relações do PEA com a janela de oportunidades?

A relação da População Economicamente Ativa com a janela de oportunidades é que essa parcela da população continua contribuindo com as questões econômicas do Brasil, e por isso causam impacto na economia do país. Essa população consome mais, devido à aquisição de renda através de seu trabalho, e compõem o mercado de trabalho brasileiro, que também influência na economia do país.

 3) Quais são os efeitos que os dados demográficos podem ter no composto de marketing?

Devido ao envelhecimento da população brasileira, o marketing das empresas precisaram se adaptar para atender as necessidades desse público, que será um grande mercado consumidor do país, modificando seu composto de marketing (preço, praça, promoção e produto) para satisfazer as exigências dessa população.

 4) Qual é a relevância da demografia na compreensão do comportamento do consumidor?

A relevância dos fatores demográficos na compreensão do comportamento do consumidor é na influência externa, que altera e influência a auto-imagem e o estilo de vida do consumidor, isso juntamente com as influências internas, modificará como o consumidor irá se comportar em relação aos seus desejos e necessidades e seu comportamento de compra.

 5) De que forma a idéia de família está mudando por causa da diminuição da taxa de natalidade?

A idéia de família está mudando porque está ficando cada vez menor, sendo apenas o casal, ou o casal e mais um filho, não como antigamente que havia família grandes, com mais de dois filhos. Hoje em dia, as famílias possuem mais animais de estimação, ao invés de ter mais filhos, devido ao fato da mulher agora estar inserida no mercado de trabalho, tendo muitas responsabilidades (no trabalho, na casa, como mãe, mulher e trabalhadora), e por isso não pode se dedicar exclusivamente aos seus filhos.

6) Ao pensar a definição estratégica de público-alvo de uma campanha, a demografia é uma variável importante, porém insuficiente. Por que é insuficiente?

Porque para definir uma estratégia para um público-alvo não existe apenas as influências externas, mas também as internas, e a auto-imagem e estilo de vida desse público, que influenciam tanto quanto os fatores demográficos no comportamento de compra desse consumidor.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: