Faça uma análise de um PDV freqüentado pelo consumidor referencia.

8 Jun

Analise o atendimento, a comunicação- merchandising – caminho percorrido no PDV

 

Todo mundo ouviu falar (ou já falou) que a maior parte da aposentadoria dos idosos brasileiros é destinada para a compra de medicamentos. Infelizmente, em muitos casos, isto é verdade. Portanto, um dos principais lugares frequentados pelo idoso são as drogarias. Existem grandes redes, como a Droga Raia e a Drogaria São Paulo, ou drogarias de bairro. No entanto, todas oferecem os mesmo medicamentos, mudando as marcas de cosmésticos oferecidos e outros produtos relacionando a beleza e saúde, além de alimentos como papinha de bebe e leite. Um outro projeto muito importante, porém, desconhecido por muitas pessoas, é a farmácia popular. Uma proposta do governo para fornecer medicamentos para diversas patologias (como, por exemplo, antibióticos, anti-hipertensivos, anti-diabéticos, anticoncepcionais, dentre vários outros) a preço de custo para a toda a população, e principalmente para os idosos. As prefeituras têm montado suas próprias farmácias populares e algumas drogarias também têm convênio com o Ministério da Saúde e vendem alguns destes medicamentos a preço de custo.

  • Atendimento: Na maioria das farmácias, os clientes são atendidos pelos farmacêuticos, profissionais que identificam e manipulam substancias químicas para produção de medicamentos e cosméticos. Com a entrada de genéricos, somente os farmacêuticos pode substituir o medicamento de marca (referência), por outro equivalente. Por isso, esses profissionais tem total conhecimento dos medicamentos e do que os idosos precisam para a saúde, completando a experiência dos médicos.  Assim, os idosos geralmente são bem atendidos, suas duvidas são esclarecidas e a solução dos problemas de compra são encontradas.
  • Comunicação: Nas drogarias, somente ocorre comunicação dos cosméticos e produtos de beleza. Geralmente, são banners mostrando os produtos, ou propagandas institucionais, ou promoções, como por exemplo compre dois sabonetes e ganhe outro. A comunicação não é muito destinada aos idosos porque esse consumidor, na maioria das vezes, compra medicamentos e não cosméticos.
  • Merchandising: O merchandising farmacêutico trata de um conjunto de técnicas de aplicação, colocadas em prática entre fabricantes (indústria farmacêutica) e distribuidores da indústria farmacêutica com a finalidade de aumentar a rentabilidade do ponto de venda e a rotação dos produtos através de uma apresentação apropriada dos produtos. Geralmente, existem dois tipos de merchandising como o permanente, o conjunto de ações comerciais que se realizam com um produto de forma contínua durante todo o ano no ponto de venda, ou o  merchandising promocional ou pontual que é a ação comercial que se realiza coincidindo com um evento especial, como o lançamento de um novo produto, uma promoção, uma oferta… É limitado no tempo e tem um maior apelo comercial.
  • Caminho percorrido no ponto de venda: consumidor idoso deseja adquirir rapidamente o produto que vai buscar na farmácia. Na maioria das vezes, ele vai passar por todas as prateleiras até chegar ao local dos medicamentos, que geralmente ficam no fundo da loja. Além disso, é importante levar em conta que o tempo de permanência do consumidor na farmácia influenciará proporcionalmente no volume de compra. Um minuto útil a mais pode duplicar a compra do cliente.

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