Use a tipologia de consumidor segundo o VALS para discutir o consumidor referência.

8 Jun

               O nosso consumidor referência, o idoso, possui valores mais antigos e conservadores, devido a sua criação e a época em que nasceu, apesar de procurar saber dos valores atuais da sociedade.  Os valores que esse consumidor recebeu de seus pais, familiares e pela sociedade em que foi criado sempre permaneceram e influenciaram seu estilo de vida, porém, este não quer ficar para trás, procura saber o que está acontecendo nos dias atuais, perguntam para seus filhos e netos sobre as atualidades e as mudanças nos valores da sociedade atual.

Sobre seu estilo de vida, o idoso hoje em dia são pessoas ativas, que muitas vezes continuam a trabalhar, realizam diversas atividades, cuidam de suas famílias e casas, pois muitas vezes continuam sendo chefes de família mesmo depois de aposentar, e são os que proporcionam grande parte da renda total familiar. Realizam atividades físicas, frequentam academia, possuem diversos grupos de referência, como as amigas da igreja, que encontram na feira, no supermercado, em trabalhos voluntários, ou em algum outro grupo que costumam frequentar. Cuidam da sua saúde cada vez mais, vão frequentemente ao médico e as farmácias. Consomem lazer, frequentam restaurantes, padarias, por que costumam tomar café com as amigas (principalmente as mulheres). Eles vão ao cinema, ao shopping, ou no centro da cidade passear. As mulheres costumam ir a salões de beleza para cuidarem de sua aparência, e consomem muito cosméticos. Todos eles prezam a qualidade dos produtos e principalmente, do atendimento (serviço).

Sobre seu comportamento de compra, os idosos são muito fiéis às marcas que já conhecem e costumam comprar, e no momento de comprar algo desconhecido e atual, procuram informações com familiares ou amigos, pessoas que confiam para lhe orientar. Eles esperam um atendimento diferenciado, valorizam que o atendente seja respeitoso, atencioso, e muito franco com eles.

Segundo dados do Provar, Datafolha e IBGE de 2010:

  •  77% dos idosos gasta de R$ 100 e R$ 550 mensais no supermercado
  •  72% saem de casa todos os dias
  •  20% associa a compra a uma atividade de lazer
  •  80% têm alguma renda
  • São responsáveis por 10% do varejo físico e 50% do varejo virtual
  • Possuem uma renda média de R$ 777,60
  • Potencial de consumo da terceira idade é de R$ 7,5 bilhões

Fonte: http://www.mundodomarketing.com.br/10,13177,terceira-idade-muda-habitos-de-consumo.htm

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: